sábado, 14 de janeiro de 2012

Paulistana

Fugitivos
rostos carrancudos
olhares alheios
debaixo da garoa fria
germina uma selva de pedras
cinza
emoções robotizadas
paulista fria
desfila peles exoticas
indiferente ao frio que dorme sob o jornal
antes por ti lido

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O que eu também desejo

2012. o ano da realização

Nota da Autora 1:
Primeiro texto do ano, com uma inspiração ilustre do colunista Ivan Martins, leitores e amigos, sejam bem vindos.

Mais do que tentar, esse ano vou realizar.


Esse papo que em 2012 o ano vai acabar, causa pânico em muitas pessoas, e deixa outras em estado “interno” de emergência. Não julgo, nem questiono ninguém por achar isso, ou acreditar naquilo. Cada um com a sua ideologia, cada um que acredite no que lhe convém. Mas tenho uns pensamentos, e porque não dizer conselhos interessantes sobre esse ano. Seguindo a linha de raciocínio que o mundo vai acabar, então por que não fazer dele, o melhor ano de nossas vidas? Se é que vamos morrer, ao menos que aproveitemos esse tempo que nos resta, da melhor forma possível, realizando os desejos mais insanos e os sonhos mais profundos.

Primeira semana de janeiro, de 2012, até dezembro temos um bom tempo pela frente não é? Então é bom arregaçar as mangas, e “pernas pra que te quero”. Que tal tirar do guardarroupa aquela velha lista de: 10 coisas que gostaria de fazer, e começar a colocá-los em prática? Não tem uma lista? Pois então prepare um papel e uma caneta, pois posso ajudá-los com cinco itens, e o restante, é só inventar. Sem pressa, com tranquilidade e precisão faça por onde possa realizar todos os desejos do seu coração, você tem até dezembro. Sem pensar, nem idealizar, agora é ano de realizar. Esse é o ano da consagração, da consolidação.

A primeira coisa é que você possa voltar no tempo.

Talvez um desejo de muitas pessoas. Mas como se não existe uma máquina do tempo? Pode não existir no mundo real, mas todo é possível nas linhas invisíveis da imaginação. Aquele sentimento de dor, ou rancor. Aquele amigo que você se afastou, um amor antigo que te machucou, volte ao tempo para dizer com toda a certeza, que tudo isso já passou. Que agora seu coração está em paz, e pode seguir deixando tudo isso pra trás. Não permita que nada pendente do passado, incomode seu presente, e principalmente faça parte do seu futuro. Se precisar perdoar, perdoe. Se precisar voltar com alguém então volte. Se precisar conversar, pois que converse. Se precisar fazer, pois faça. Desprenda-se das algêmas, quebre as correntes, e flutue nas asas da liberdade.

Segunda, que você arrume ou mude de emprego.

Arrumar ou mudar de trabalho. (velha história, antigo dilema). Se para o que não tem remédio, remediado já está, o que você está esperando para sair do lugar? Por mais forte que seja a reza da sua mãe, ou por mais sorte que te deseje o seu pai, o emprego não vai cair no seu colo, não irá te buscar. Você tem que fazer por onde merecer, mais qeu desejar, você precisa acreditar e realizar. O que gostas de fazer?  Ou o que é capaz de aprender? Está na hora de arriscar, é agora que você precisa todas as suas fichas apostar. Comece verificando os cadernos de empregos num jornal, cadastre seu currículo em sites da internet, atente-se as redes sociais, e não esqueça de colocar um calçado confortável, pegar uma pasta cheia de currículos impressos, e recorrer ao método mais antigo, procurar emprego pessoalmente.

Terceiro item da nossa lista, faça uma boa viagem.

Campo ou Praia. No Brasil ou fora. Não importa o lugar, mas sim a sua vontade de chegar lá. Trem ou ônibus, que seja de barco ou avião, está mais do que na hora de realizar os desejos desse nobre coração. 1 final de semana, ou 1 mês, pode escolher dessa vez. Mas que seja um lugar belo demais, assim não se esquecerá jamais. E o dinheiro de onde virá? Do porquinho escondido de baixo da cama, oras, é só você quebrar.

A outra coisa é que você preserve os velhos amigos, e faça novos.

“É impossível ser feliz sozinho” Gosto muito dessa frase, independente de onde venha a sua autoria, pois acredito nela, e acho muito verdadeira. “Eu gosto de ficar sozinho, quero ficar sozinho” lenga, lenga, puro blá blá blá. Sentir a necessidade de estarmos sozinhos, para realizarmos determinadas atividades é uma coisa. Reservar um tempo para cuidar, pensar e estar consigo mesmo tudo bem, agora ficar num estado “permanente” de solidão, ahn, isso ninguém gosta.  Como eu afirmo com tanta certeza? Sei por mim, sinto pelos outros. É justamente nesse contexto que volto a insistir “é impossível ser feliz sozinho” precisamos uns dos outros para compartilhar ou vivenciar pensamentos, ações e principalmente sentimentos. Aqui entram os amigos, parceiros de alma, irmãos de coração. Preserve os velhos amigos, diga para eles como você é feliz por tê-los, o quanto gosta, e como te fazem bem (não vale á pena guardar esses sentimentos), demonstrações de afeto são ótimos, e a todos convém. A novidade é no mínimo interessante, então faça novos amigos, conheça novas culturas, faça novos roles, experimente de novos sabores, viva cada dia como se fosse o último, pode ou não ser mesmo, meu bem.

E por fim quero falar do 5° item dessa lista (esse que eu também desejo), o encontro de um grande amor.

Os amigos são indispensáveis em nossas vidas, e trazem uma felicidade quase equivalente a cem por cento. Eu disse “quase” e isso porque, só podemos ser felizes por completo, com mente, alma e coração quando encontrarmos a outra metade do coração (metade são os amigos), a outra justamente consiste num amor que está por vir, em alguém que esperamos ansiosamente chegar. De onde não sabemos hora certa, ou lugar. Mais virá pra arrebentar, virando a mesa, rompendo a porta (como uma poeta insiste em falar). Pois espero mesmo que venha, sem pressa, sem demora, algo lá no fundo me diz que agora é a hora. Tá se aproximando, tá chegando, não posso ver, mas posso sentir. Temos duas opções: Ou esperar chegar, ou sair para procurar. (Quem me conhece sabe bem, a atitude que eu vou tomar). Mas enquanto isso não acontece, enquanto não chega, continue aproveitando, sonhando e realizando. A vida é feita desses sonhos que vem e vão. Estou preparada e de malas prontas, 2012 cheguei.

Por Regine Wilstom