terça-feira, 2 de março de 2010

AUTO... AJUDA?



Passando em frente a uma livraria, vi na vitrine um livro, daqueles de auto-ajuda, intitulado: como trabalhar para um idiota. Achei que o titulo estava errado. O mais apropriado seria “como deixar de trabalhar para um idiota”; fácil: É só levar o livro para ler no serviço e deixar que o patrão veja o titulo.


Isso me lembra aqueles livros, “como ficar milionário” ou “como ficar rico da noite pro dia”. Nunca li nenhum, mas imagino que o melhor método para enriquecer rápido, seja justamente lançar um livro sobre como enriquecer, que fosse comprado por um monte de pobre inconformado. Talvez este seja o “segredo” do sucesso afinal.


Nota: o prefixo auto, exprime a ideia de próprio, por si próprio, independente. Por exemplo, ter autoconhecimento é conhecer a si mesmo, certo? Então, se o livro é de auto-ajuda, não deveria servir de ajuda apenas para o autor?


- Marcos Roberto Moreira

2 comentários:

  1. A ilustração é simplesmente formidável, o cartunista e conhecido, brasileiro?

    Sempre tive vontade de escrever um livro de anti-autoajuda.

    ResponderExcluir

Não será tolerado nenhum tipo de ofensa, desrespeito, ou colocações em desacordo com as regras do blog ou algo do tipo... Criticar leitores ou falar mal da Taba e seus membros, aqui, nem pensar!